Redução e Destinação de Resíduos
A construção com elementos pré-moldados reduz consideravelmente o desperdício de materiais nas obras. Isto é fundamental para quem está preocupado com a preservação ambiental e que busca a minimização da produção de resíduos.
A SPM tem a preservação ambiental como um de seus valores fundamentais. Por isso, trabalha incessantemente na redução de desperdícios e na destinação adequada dos resíduos gerados, encaminhando, inclusive, materiais para reciclagem, classificando-os na origem.
Existem ainda, alguns resíduos que necessitam de destinação especial, estes são encaminhados para empresas licenciadas para recebê-los.
Uso da água
A água é um bem que precisa ser tratado com muito cuidado. Ciente disso, a SPM adotou diversos cuidados para o melhor uso deste recurso.
O primeiro deles, o encaminhamento da outorga de um poço artesiano e, talvez a mais importante destas ações, a estruturação da captação, armazenamento e uso da água da chuva.
A SPM possui a capacidade de armazenar até 80 mil litros de água desta origem, dividas em 4 caixas, o que resulta no uso prioritário desta água para o processo industrial, limpeza e para o atendimento de prevenção e combate a incêndio.
Tratamento de efluentes
A destinação das águas utilizadas também necessita de atenção especial.
Nos pavilhões da SPM uma caixa separadora retira sólidos em suspensão e eventuais oleosidades, antes de liberar a água para o meio ambiente.
E ainda, no último estágio da separação, a água fica preparada para reuso, podendo ser utilizada para molhar o concreto em processo de cura, bem como para lavagem dos equipamentos.